05 dezembro 2011

JAPÃO ! CURIOSIDADES - 1 -

Daruma :





Daruma é um talismã japonês usado para proteção de lares e casas comerciais. Segundo uma lenda, o monge Dodhidarma permaneceu nove anos meditando com a face virada para uma parede do Templo Shorin até atingir o tão desejado  “Estado de Iluminação”. Atribui-se ao Daruma paciência, luta, realização dos sonhos e sucesso profissional. Acredita-se que ele evita os males existentes na colheita agrícola, na caça e na pesca. Sua imagem tem o formato arredondado e o fundo pesado para que, ao cair, levante-se automaticamente. Isto significa perseverança, flexibilidade, determinação, isto é, que o Daruma não desiste jamais, conforme o provérbio japonês: “Caia sete vezes, mas levante oite vezes”.

O Daruma é o boneco dos desejos. É vendido sem os olhos. Para que o sonho se torne realidade, o dono do talismã , geralmente no primeiro dia do ano, deve pintar um dos seus olhos. Quando o desejo é atendido, o outro olho deve ser pintado como forma de gratidão. O Daruma deve ficar exposto num lugar visível. Com a chegada do Ano Novo, é levado a um templo e queimado ao ar livre e substituído por um novo talismã.

Wasabi :



Wasabi (山葵) é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta wasabia japonica sendo cultivado nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano. A Wasabia japonica pertence à família das Brassicaceae, e é conhecida também como raiz-forte japonesa ou wasábia.
Wasabi en Mini Fazenda
A raiz-forte japonesa apresenta alguma semelhança com a raiz-forte tradicional (Armoracia rusticana), mas tem um sabor e aroma mais delicado.A raiz-forte japonesa selvagem parece ter sido utilizada como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, daí ser servido com peixe cru desde a era Nara (710-793). O termo wasabi aparece no Honzo-wamyo, 918 o mais velho dicionário botânico compilado na era Heian (794-1185), referenciando 1025 espécies de plantas japonesas.
A primeira utilização da A raiz-forte japonesa no sushi, em particular no nigiri-zushi foi inventada no período Edo tendo sido um verdadeiro sucesso, sendo generalizado a outros pratos como as massas e arroz "ochazuke". Actualmente A raiz-forte japonesa é usada para acompanhar sushi e sashimi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.