22 janeiro 2012

O que é?

Recentemente, estamos recebendo notícias de uma nova Terra, mágica, onde a magia e a aventura irá predominar. Algo novo, inédito para nós fazendeiros.
Alguns não curtem isso de magia, de contos, onde um mundo totalmente novo, desconhecido, e vindo da magia invade nossos olhos, dando vazão à imaginação.



Uma nova fazenda, ou um novo reino, dentro em breve fará parte de nossas mini fazendas. Estamos prestes a desvendar esse mistério, e a cada dia nos aproximamos mais desse reino mágico.

Mas, o que é Pasárgada?

O nome Pasárgada, significa "campos dos persas".

Pasárgada era uma cidade da antiga Pérsia e é atualmente um sítio arqueológico na província de Fars, no Irã, situado 87 km a nordeste de Persépolis. Foi a primeira capital da Pérsia Aqueménida, no tempo de Ciro II da Pérsia, e coexistiu com as demais, dado que era costume persa manter várias capitais em simultâneo, em função da vastidão do seu império: Persépolis, Ecbátana, Susa ou Sardes. É hoje um Patrimônio Mundial da Unesco.

A construção de Pasárgada foi iniciada por Ciro II, e foi mantida inacabada devido à morte de Ciro em batalha. Pasárgada manteve-se como capital até que Dario iniciou a mudança para Persépolis. O nome moderno vem do grego, mas pode ter derivado de um outro usado no período aquemênida,Pasragada.

O sítio arqueológico cobre uma área de 1,6 km², e contém uma estrutura que acredita-se ser o mausoléu de Ciro, o forte de Tall-e Takht em uma colina próxima e as ruínas de um palácio real e jardins. Os jardins mostram o exemplo mais antigo dos chahar bagh persas, ou jardins quádruplos.

O monumento mais importante de Pasárgada é indubitavelmente a tumba de Ciro, o Grande. Possui sete passagens largas levando à sepultura, que mede 534 m em comprimento e 531 m de largura, e possui uma entrada estreita e baixa. Apesar de não haver evidências fortes identificando a tumba como a de Ciro, os historiadores gregos dizem que Alexandre, o Grande da Macedônia acreditava que era. Alexandre passou por Pasárgada em suas campanhas contra Dario III em 330 a.C.. Arriano, historiador do primeiro século da era Cristã, afirma que Alexandre ordenou que Aristobulus, um de seus guerreiros, entrasse no monumento. Do lado de dentro, ele encontrou uma cama dourada, uma mesa arrumada com copos, um caixão dourado, alguns ornamentos enfeitados com pedras preciosas e uma inscrição na tumba.

Manuel bandeira na adolescência, ouviu pela primeira vez esse nome "Pasárgada", que significa "campos dos persas", e somente ouvir tal nome e seu significado "conhecendo, talvez, sobre a história dos grandes imperadores da Pérsia", logo deu vazão à sua imaginação, não conhecendo no real, de como era o local. Mas o suscitar do nome, mexeu-lhe no imaginário, onde para Manuel Bandeira, aos 16 anos de idade, aquele era um País de delícias! Ele, um menino, deixou sua imaginação o levar àquilo, que "seria" as delícias de tal lugar.
Tempos mais tarde, após estar enfermo, o nome Pasárgada veio-lhe forte ao pensamento, onde um poema lhe coexistiu de imediato.

Vou-me Embora pra Pasárgada

Manuel Bandeira


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.



Em nossa mini fazenda, teremos uma terra assim, mágica, onde elfos viverão, magia, feijão mágico, princesa...



Elfo é uma criatura mística da Mitologia Nórdica e Céltica, que aparece com frequência na literatura medieval européia.



Nesta mitologia os elfos chamam-se Alfs ou Alfr, também chamados de "elfos da luz" - Ljosalfr. São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas. De fato, a palavra "Sol" na língua nórdica eraAlfrothul, ou seja: o Raio Élfico; dizia-se que por isso seus raios seriam fatais a elfos e anões.



Eram divindades menores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo entre as florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como seres sensíveis, de longa vida ou imortalidade, com poderes mágicos, estreita ligação com a natureza e geralmente acompanhadas de ótimos arqueiros.


Os elfos são entidades da mitologia e folclore germânicos. Originalmente, foram imaginados como uma classe de divindades menores da natureza e da fertilidade, dotadas de poderes mágicos, com a aparência de homens e mulheres belos e jovens. Vivem em florestas, cavernas, lagos e fontes, de vida extremamente longa ou mesmo imortais.





Em breve você saberá tudo sobre essa nova  fazenda!

6 comentários:

  1. pq eu nao consigo pegar meu presente com a elfa uma bonequinha q apareçeu pra dar uma caiza misterioza??????????????????????????????????????????????????????????????? responde pf ♥

    ResponderExcluir
  2. ja procurou na sua caixa de presentes??????

    ResponderExcluir
  3. euuuuuuuuuuuu......queria ter um desse pé de feijão mas não tenho condição nem mini grana...para essa enganação.O que ele achou no 299?...porque já não colocou 300?...rsrsrxrsrsrsrsrsrsrs......da pra mim esse pé de feijão.......rsrs

    ResponderExcluir
  4. agora é só cumprir as missões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente agora é so fazer as missoes que logo tem a pasargada.... aos que estao acima do nivel 60, pois se estiver abaixo desse nivel tera de esperar ate chegar no nivel 60

      Excluir

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.