20 janeiro 2012

Especial pavão


Olá fazendeiros!
Recentemente entrou em nossa mini loja alguns itens, dos quais não haviam, como o nosso pavão.


Ele veio a primeira vez, na coleção da Índia. E então houve outras variedades de pavões, como o folião, do carnaval, e o imperador e o pavão dourados, usados para podermos construir o carro alegórico do carnaval, de 2011.


Pavão

Chama-se pavão a aves dos géneros Pavo e Afropavo da família dos faisões (Phasianidae). Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho tem um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e são um exemplo de seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.

A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.

Na América do Sul, principalmente no Brasil, há uma espécie de pavão raro e em extinção; ela possui a plumagem loira, e é muito cobiçada por sua raridade e beleza.

   

A beleza das penas e a exuberância das cores na cauda do pavão fazem com que essa ave seja considerada uma ave ornamental. Tornou-se, inclusive, símbolo de status, pois costuma ser encontrado em jardins de mansões espalhadas pelo mundo, além de ser encontrado por parques no mundo todo. As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades são as cores naturais das penas da cauda do pavão. Os pavões de plumagem preta, branca ou púrpura, são resultados de seleção artificial.

Para voar, o pavão precisa correr uma determinada distância, sendo que seu vôo é muito desajeitado e ruidoso.


Um comentário:

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.