13 junho 2012

Lhamas, tudo sobre elas






Está chegando na mini fazenda o Lar das lhamas! E você, amigo fazendeiro? Já conseguiu achar muitas lhamas na vizinhança? Corra! Pois assim que chegar a construção do lar das lhamas, elas não serão mais encontráveis na vizinhança!


Há uns tempos atrás, tínhamos de fazer uma pequena missão diária, enviando ceta quantidades de presentes aos amigos, todo dia, e ganhávamos um prêmio por cumprirmos a missão, de enviar presentes aos amigos.
A primeira missão devíamos enviar 5 presentes por 7 dias a nossos vizinhos, e assim, no final como bônus, ganhamos essa lhama dourada, (figura abaixo).
Também há outra lhama, parecida com essa dourada, porém, branca, que se ganha numa das caixas com balões, que precisa cadastrar o e-mail.



E o que será que vai acontecer, com essa vicunha, que conseguimos através do esquadrão ecológico?
Vai ficar de fora da casa das lhamas???! 


Amanhã, saberemos ao certo, qual das lhamas será o lhama macho, mas enquanto que o lar das lhamas não chega, vamos a um pequeno informativo.

Recentemente, a Mini fazenda fez parceria com a Netflix, e deu aos fazendeiros 1 mês gratuito e muitas mg, por ir ver essa novidade... você se lembra fazendeiro?
Então, após essa parceria da Vostu com a Netflix muitas novidades tem entrado na mini fazenda, alguns itens inclusive voltado a filmes, "filmes" esses que passam na netflix, como "A nova onda do Imperador", você já assistiu alguma vez esse filme da Disney que é sucesso e que virou desenho animado?


Inspirados nesse desenho da Disney, a mini fazenda trás até os fazendeiros A lhama!

Estreando em 15 de dezembro de 2000, A Nova Onda do Imperador é uma comédia excêntrica que mistura perfeitamente humor adulto com o humor infantil.

O título do filme é baseado em um conto de fadas dinamarquês “The Emperor's New Clothes”. O design do filme é baseado no Império Pré-Colombiano Inca, o nome de Kuzco é semlhante a Cusco, a cidade Peruana considerada a capital do Império Inca e Pacha é o derivado de Pachacuti, considerado o maior comandante do império Inca e uma figura histórica. Alem disso Pacha quer dizer "terra" em quíchua, mas aparentemente não há nenhuma ligação entre isto e o nome do personagem.

Ao contrário da grande maioria dos filmes Disney, A Nova Onda do Imperador é quase completamente destituído de números musicais. É o primeiro filme Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus a não ser um musical, e o começo de uma tendência maior onde o estúdio começou a evitar as musicas em seus filmes. Outra novidade foi a Disney ter animado pela primeira vez em seus filmes uma mulher grávida, sendo ela a esposa de Pacha, Chicha.


O Lhama (Lama glama) é um mamífero ruminante, da Ordem Artiodactyla, e da Família Camelidae. É parente próximo da Alpaca (Lama pacos), do Guanaco (Lama guanicoe) e da Vicunha (Lama vicugna).
A palavra “Lhama”, ao contrário do comumente usado, é um substantivo masculino. Ou seja, o correto é “o” Lhama.
Sua aparência é curiosa. Seu pescoço é alongado e seu pêlo, fino e longo, tem cores em tonalidades diferentes. Sua cabeça é oval, diferente da cabeça redonda das alpacas. Pode atingir 1,7 metros de altura, seu comprimento varia entre1,4 e 2,4 metros (contando com a cauda de aproximadamente 25 cm) e chega a pesar 150 kg.
Existem duas variedades de lhama: a Chaku, que apresenta mais pêlo, e a Qara, que têm pouco pêlo.

Os Lhamas habitam os arredores da Cordilheira dos Andes, em países como Bolívia, Chile, Peru, Argentina e Equador. São animais que foram domesticados há aproximadamente 4000 anos, sendo que hoje não são mais encontrados lhamas selvagens. Foram muito importantes para os povos incas, sendo que, na época, eram os únicos animais domesticados. Esse animal faz parte da mitologia andina.

São utilizados para produção de carne, couro e lã. Atualmente, as criações de lhama em cativeiro visam principalmente à produção de carne e a utilização para o transporte de carga, já que a alpaca produz lã mais longa e macia. A lã retirada dos lhamas, sobretudo das fêmeas (uma vez por ano) é utilizada na fabricação de tecidos mais grosseiros.

Aliás, o transporte de carga é a maior utilidade dos lhamas, pois estes estão adaptados às grandes altitudes dos Andes, não sentem dificuldade em enfrentar as perigosas trilhas da cordilheira, viajam cerca de 40 km por dia e carregam até 50 kg de peso. Esse limite de peso impede que o lhama seja utilizado como montaria.
O lhama, como ruminante que é, alimenta-se de capim e mato.
A gestação dura aproximadamente onze meses, e o filhote da lhama pesa, ao nascer, cerca de 11 kg.

Apesar de demonstrar grande curiosidade e muita tranquilidade, o lhama irrita-se facilmente. Têm o hábito de cuspir em outros lhamas, e mesmo no homem, com o objetivo de intimidar.
O lhama chega a viver até 24 anos.


Segundo Chepstow-Lusty é pesquisador do Instituto Francês de Estudos dos Andes, os lhamas podem ter sido decisivos na agricultura Inca.
De acordo com esse pesquisador, os lhamas que vivem em Macho Pichu, nos tempos dos Incas, eram utilizados para carregamento de cargas, e o agrupamento desses animais junto a fontes, faziam com que houvessem muitos degetos, que os Incas utilizavam como adubos orgânicos nos cultivos dos milhos, e que sem esse adubo, os Incas não conseguiam obter essa produção.

"Há indícios de que o cereal, alimento básico na região, já tinha sido plantado havia 7 mil anos, mas só prosperou com a ajuda das lhamas, muito mais tarde. A explicação, segundo Chepstow-Lusty, é que o cultivo do milho depende da aplicação regular de fertilizantes, e foi exatamente o que os incas fizeram com os dejetos dos camelídeos andinos."


http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/lhamas_ajudaram_agricultura_dos_incas.html

A Vostu, tem trazido muitas novidades de diversos países nos seus jogos, principalmente a mini fazenda, tem tido sorte em conhecer diversas culturas, lugares e curiosidades que através de coleções, projetos ou algo relacionado, nos aparece no jogo da mini fazenda.




Cordilheira dos Andes é a mais extensa cordilheira continental do globo terrestre. Trata-se de uma conjunto contínuo de montanhas que margeiam quase a totalidade da costa ocidental da América do Sul. Sua extensão cobre mais de 7000 km, sendo que a largura da cadeia varia de 200 a 700 km, além de alcançar um altitude que em média atinge cerca de 4000 m.

Com esta notável extensão, os Andes obviamente ocupam o território de diversos países, sete ao todo: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua, situado em território argentino, que atinge 6962 m de altitude.

Toda a cadeia andina apresenta rigorosas condições climáticas, tanto para o homem como os animais que fazem da área seu lar. Seus habitantes precisaram vencer obstáculos os mais diversos para estabelecer uma condição sustentável de vida nos Andes, sendo o principal dos desafios a escassez de oxigênio. Os nativos quechuas (modernos descendentes dos originais habitantes da região, osIncas) possuem o coração de maior tamanho que outro ser humano de outra área qualquer, permitindo-lhes assim oxigenar plenamente seu organismo e manter uma circulação sanguínea que permite a sua sobrevivência sob condições inóspitas.

 

A fauna típica encontrada nos Andes consiste principalmente da lhama, da alpaca, do guanaco e da vicunha, mamíferos pertencentes à família do camelo. Os dois primeiros já eram empregados amplamente pelos nativos andinos, atuando como animais de carga e suprimento de carne e lã, remontando tal prática a épocas bem distantes na cronologia do Império Inca. Estes animais são de uma grande resistência física, sendo que no Peru e na Bolívia as lhamas do altiplano vivem em altitudes superiores a 4.000 metros. Encontram-se hoje grandes rebanhos de lhamas e alpacas, que são facilmente domesticáveis. No caso da vicunha, porém, esta sofre pela ameaça uma possível extinção: é um animal arisco que vem sendo perseguido pelos caçadores devido a qualidade de sua lã, uma das mais apreciadas em todo mundo.

No passado, os Andes foram o lar de civilizações bastante avançadas, como por exemplo as civilizações Chavin e Chimu, que em determinados aspectos excediam o nível de conhecimento dos colonizadores europeus recém chegados ao continente americano. Tais culturas antigas construíram misteriosas cidades, como Tiwanaku, que impressionam o visitante com a majestade de seus templos, palácios e pirâmides.

E não podemos nos esquecer que a Vostu está realizando pesquisa para que possamos escolher um tema de uma nova fazenda... entre elas há uma opção com uma fazenda de mistérios... seria baseado nas Cordilheiras dos Andes ou em Macho Pichu???

Em breve... esses mistérios serão desvendados, aguardem!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.