19 abril 2012

19 de abril



O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história. Um povo que foi massacrado,humilhado e escravizado pelos colonizadores ,mais mesmo assim tem sua importância no contexto histórico do Brasil. Eles fizeram com que o nosso passado seja rico e interessantes,tratamentos medicinais caseiros,comidas típicas e métodos de plantios também são transmitidos da cultura dos Índios. História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_%C3%8Dndio

 Uma descendente da fazendeira Li, há muitos e muitos anos atrás, ajudou a fundar sua fazenda, e torná-la grande e admirada como hoje todos a vêem.
Naqueles tempos, os ancestrais da fazendeira Li vieram de terras distantes, chegando em plena mata cerrada, e cansados da viagem, os tatatatatataravós de Li encontraram abrigo numa linda caverna, onde puderam se abrigar do frio e da chuva naquele dia. Foram acolhidos por moradores naquelas terras, e aprenderam a amar o pedaço de chão, respeitando as crenças daquele povo, apesar de no início não ter sido fácil a convivência, pois haviam muitas diferenças em seus costumes. Mas Dona Margerilda, anciã bondosa conquistou amizade com uma índia, e com ajuda daquela jovem, os ancestrais da fazendeira Li puderam se estabelecer naquela região, embora as condições climáticas naqueles dias fossem dos piores.
Houve uma troca de aprendizado entre os ancestrais da fazendeira Li e os habitantes daquela região. Logo mais tarde, um dos filhos de Dona Margerilda encantou-se com uma linda india e as escondidas começaram a se relacionar, quando todos souberam do caso do Junior, quase gerou-se uma guerra, pois a menina era prometida de uma tribo importante do outro lado da região. Mas tudo terminou bem, conseguiram enfim fazer as pazes graças a simpatia de Dona Margerilda que com toda sutileza conseguiu manter os ânimos frios, dessa forma todos saíram ganhando, e as terras da fazendeira Li, até hoje guarda uma grande quantidade de árvores as quais mantém segredos antigos... criaturas mágicas, um lugar especial onde o pacto dos ìndios com os ancestrais da fazendeira Li guardaram e vem conservando discretamente, mesmo com tanta modernidade envolvida em suas terras!
Em homenagem aos Índios que viveram naquelas terras e lhes confiaram tamanho segredo, a fazendeira Li oferece todo ano, uma maravilhosa festa festiva caracterizada de Índio, convida a todos os seus vizinhos e amigos a cearem fantasiados de Índios!
"Não falte, você está convidado, traga um presente digno de um Índio"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.