29 abril 2012

O burro Xexéu



Certa vez, a fazendeira Li teve de ir na cidade para levar a mercadoria de fenos, pois a colheita fora farta, e já estava tudo preparado pois os compradores, a esperavam.
Cedo, por volta das 5:00 da manhã, a fazendeira Li levantou, começou a arrumar as carroças, mandou seus funcionários irem na frente, pois a caminhonete amarela, estava na garagem para o conserto.
Após eles saírem na frente, a fazendeira resolveu levar uma carga pequena e preparou o burro xexéu. Era o que mais gostava na fazenda, "e aquele burro, só ficava pastando, era hora afinal de contas de pô-lo para trabalhar", pensava a fazendeira enquanto arrumava os fenos em cima do animal.
Cantarolando, ela terminou rápido. Xexéu não gostou muito da ideia de ser atrelado para carregar carga.
"justo hoje que eu tinha um encontro marcado com a lili!" resmungava xexéu. A fazendeira nem se deu conta, dos resmungos de xexéu, continuou ajeitando aqui, dali e finalmente ...  PRONTO!
A fazendeira começou a andar no burrico, "fazia tempo que queria andar nele". Pensava sorridente a fazendeira Li, enquanto começava a pensar nos lucros da sua colheita de fenos.
Não demorou muito e xexéu já começou a ficar cansado, querendo arriar. A fazendeira Li, não se deu por vencida, começou a encorajar o animal, que passado mais 20 minutos começou a parar. A fazendeira, sabendo do gosto do animal por maçãs vermelhas, trouxera consigo um pacote e começou a dar ao xexéu para animá-lo!
Entretida nessa tarefa e já contente por tudo estar dando certo, Li não percebeu um buraco logo a sua frente. Pensando que era apenas uma poça de lama, devido a chuva do dia anterior, ela continuou seu caminho. De repente o inesperado aconteceu. Xexéu ficou atolado! 
-Anda seu pangaré! Eu to atrasada! Como você não viu que aí tinha um buraco seu ... seu.. SEU BURRO!
Xexéu quase engasgou quando se sentiu ofendido.
De raiva ele não se mexeu nem um mililitro! "quem essa daí pensa que é pra me xingar desse jeito?!" "logo eu que sou tão lindo! O mais inteligente daquela fazenda!" pensava indignado o burro xexéu.
E a fazendeira fez de tudo, empurrou, puxou, deu maça, mas nada do xexéu se mexer.
-Eita que esse daí é burro de nascença mesmo! Não ta vendo que você ta atolado burro?! Vamos se mexe daí!
Mas o xexéu indignado não se mexia.
-Anda seu burro! Vamos nos atrasar! E agora?! o que eu faço meu Deus! 
Desesperada com o xexéu, Li não conseguia ficar calma. Já estava se descabelando toda com o xexéu, quando seus funcionários um por um começou a chegar perto dela. Foi então que se deu conta que o dia já ia alto enquanto ela tentava tirar o xexéu daquele buraco.
-O que você ta fazendo aqui Chico? Já foi na cidade e voltou?
-Sim Li, foi rápido, e eu consegui voltar primeiro.
-Então vê se consegue me ajudar a tirar esse burro desse buraco só!
E os dois puxaram, tentaram mover o burro e nada!
De repente mais um funcionário da fazenda chegou, quando percebeu que eles estavam tentando tirar o xexéu do buraco, nem perguntou nada, desceu do pangaré mané e foi logo ajudando.
A fazendeira toda suada, cansada, não conseguia entender porque o xexéu estava daquele jeito se ele estava dentro de um BURACO! "Até parece que ele não quer sair dali!" Pensava a fazendeira Li enquanto puxava xexéu.
Mas os três não conseguiam mover o burro. Faziam de tudo, e nada do xexéu sair do buraco.
Mais um dos capatazes da fazendeira chegou e foi logo se juntando aos outros para puxar o xexéu, de repente chegaram todos os 15 funcionários da fazendeira e todos puxando daqui e dali e nada!
-Eita burro teimoso! Esse é burro mesmo!
Desabafava todos. Cansados e sem entender do porque daquela teimosia do xexéu, eles se surpreenderam quando o surfista loiro apareceu. Era o namorado da fazendeira Li, que estava indo para sua fazenda, quando viu que eles estavam tentando ajudar o animal a sair do buraco, desceu do seu jipe, e feliz da vida em poder ser útil para os fazendeiros foi logo dando uma mãozinha.
-Ah! muito obrigada amorzinho! Disse toda sorridente de novo a fazendeira Li.
Mas Luiz não via como ajudar a empurrar o burro, todos estavam em volta do xexéu, o único lugar que sobrou para ele tentar ajudar a salvar o burro era pegando pelo rabo...
Quando Luiz começou a pegar o xexéu pelo rabo e deu um tranco com toda sua força, Xexéu gritou de dor! E logo o inesperado aconteceu... Xexéu ficou sem o rabo! Tanta força que o Luiz colocou para puxar o xexéu que acabou arrancando o rabo dele!
E todos ficaram paralisados! Xexéu sozinho saiu correndo!
Olharam para o namorado da fazendeira e sem saber ainda do ocorrido, ficaram pensando que ele era mais forte. Quando olharam viram nas mãos dele o rabo de xexéu!
Horrorizados os fazendeiros começaram uma discussão terrível! Ninguém queria que o surfista continuasse namorando a fazendeira Li.
-Ele não serve para você Li! Olha só o que ele acabou de fazer com o burro xexéu! Se ele arrancou um rabo dele só para ajudar, imagine o que esse troglodita fará quando estiver nervoso?!
Valdir, que amava a fazendeira as escondidas, aproveitou esse episódio para colocar aquele metido a homem da cidade para fora da vida da fazendeira Li.
-Você vai ter de pagar uma indenização por danos morais ao Burro Xexéu!
E todos insistiram nisso!
-Mas quanto é que vale, o rabo de um burro?! _Disse horrorizado, Luiz, que já se arrependia de ter parado para ajudar os fazendeiros.
Ainda atordoada com tudo aquilo a fazendeira não conseguia falar mais com ninguém, os homens pareciam das cavernas defendendo sua caça!
-Mas eu só tava querendo ajudar vocês a tirar aquele burro de uma figa a sair daquele buraco!
-Ei! você não pode ofender desse jeito o burro, só por que ele é um burro! -Disse Pedro, indignado com o ocorrido com o Xexéu.
E a confusão começou tudo de novo! Todos eufóricos em volta do surfista, discutiam freneticamente.
-Parem! Vocês tão ficando loucos?! O que aconteceu? _ A fazendeira Li não estava entendendo mais nada,  devido a tamanha confusão.
Eles olharam para a fazendeira, e nem ligaram, continuaram com a discussão!
Enquanto isso, Xexéu ficava aos prantos correndo de um lado pra outro.
Os 15 capatazes da fazendeira cercaram o surfista loiro Luiz e deram um ultimato a ele.
-Terá de pagar 5.555.555.000 pelo rabo do burro, por danos morais. Você tem até 30 dias para pagar essa parcela única! Senão nós iremos provocar um dano moral a você também, como você fez ao burro xexéu!
-É imagine cara! Ficar sem o rabo?! Como ele vai namorar agora?!  _Disse Pedro assustado e horrorizado...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.