21 setembro 2011

Especial, dia da árvore!


21 DE SETEMBRO

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
Você sabia?

É das flores que nascem nas árvores que as frutas nascem!
Em outras palavras, quando presenciamos uma flor numa árvore, isso significa que essa mesma flor, vai virar um fruto, para nos alimentar, ou para alimentar aos animais. Nesses frutos, são encontrados as sementes onde poderemos plantar nova muda da mesma espécie.

Árvores são muito importantes para nós, elas fazem a fotossíntese do ar, nos trazendo o oxigênio, elas enfeitam o meio em que vivemos, nos trazem sombras, nos ajudam a trazer o vento, para que o calor possa ser refrescado, elas nos dão lenha, para acendermos o fogo, elas nos trazem seus deliciosos frutos, não apenas a nós, mas aos diversos animais existente em nossos planetas. Mesmo que não saibamos para que uma árvore serve, ela não está ali somente de enfeite, ela é importante para o meio em que habita.

Com a mini fazenda, aprendemos a valorizar as árvores e aprendemos ao longo dessa nossa caminhada a conhecer um pouco mais dos diversos tipos de árvores que por nossas fazendas passaram, onde as que mais fizeram sucesso, foram as árvores mágicas, embora, muitos outras foram muito procuradas pelo seu valor em xps...

Até mesmo tivemos curiosidade em saber como seria árvores do futuro, o que pudemos também cultivar em nossas fazendas.


Tantas foram as coleções, que nos trouxeram diversos tipos de árvores que, mal podemos contar quantas espécies por aqui passaram! 
Até mesmo no blog oficial da mini fazenda, não há esse registro, a mini fazenda existe desde julho de 2007.
Podemos afirmar, que conhecemos milhares de árvores, mas nem todas estão em nossas fazendas. 





Do passado, do futuro, mágicas, de todos os lugares, pudemos encontrar essas espécies por nossas MF!
Feliz dia da árvore fazendeiro!




Algumas voltaram e pudemos comprar novamente, mas desde 2007 a mini fazenda existe, e foram diversas coleções que foram lançadas, em todas elas, árvores vieram junto nas coleções... no arquivo do blog da mini fazenda oficial somente temos acesso até junho de 2010, ou seja, muitas outras coleções que entraram no jogo, já não podemos visualizar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.