09 setembro 2011

Melancia tropical

A melancia tropical

melancia é uma fruta altamente refrescante, ideal para ser consumida nas épocas de muito calor. Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água), além disso, possui também açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Uma melancia de boa qualidade tem casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. As manchas claras não são sinais de um produto de má qualidade. Para saber se está boa por dentro, bata com o nó dos dedos na casca. Se o som for oco, a melancia está boa. Também é possível saber se ela está boa calando-a: corte um pedacinho e prove. Lembre-se que as melhores melancias são as que têm polpa vermelha e bastante suco
MelanciaFora da geladeira, a melancia se conserva bem durante uma semana, se guardada em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, deve ser conservada na geladeira, envolvida em plástico ou papel de alumínio, para evitar que absorva o odor de outros alimentos. Se quiser apressar o amadurecimento da fruta, basta embrulhá-la em uma folha de jornal por um ou dois dias.
Planta originária da África e cultivada em vários Estados do Brasil. Existem muitas variedades , sendo a mais comum a de polpa vermelha. É uma planta de clima quente e em temperaturas baixas não se desenvolve bem. Por isso, a época de plantio varia de uma região para outra, conforme o clima. Suas sementes têm alto valor nutritivo, por isso ao fazer o suco bata junto com a polpa no liqüidificador, deixe que descansem no fundo e coe o líquido. Suco rico em zinco, vitaminas e óleos assenciais. Tome pela manhã em jejum

CURIOSIDADES

A maior melancia conhecida pesava mais de 90 kg.
Para curar erisipela, aplique uma pasta feita com polpa e casca de melancia trituradas
MelanciaPara combater a febre, tome suco de melancia ou coloque fatias da fruta sobre a barriga
As sementes de melancia são boas para curar infecções das vias urinárias. Triture as sementes e prepare uma emulsão. Tome depois que esfriar
melancia é ótima também para eliminar o ácido úrico do organismo
Devido ao seu alto teor de água, é uma fruta ideal para ser consumida nos dias quentes de verão, pois ajuda a hidratar o organismo.
melancia contém licopeno, um carotenóide que reduz o risco de câncer de próstata.
melancia encontra-se a venda durante todo o ano devido às safras regionais no Brasil.
Melancia é indicada nos regimes para perda de peso devido ao seu alto teor de água contendo poucas calorias. É laxante e diurética.
Fonte: www.geocities.com

PROPRIEDADES MEDICINAIS

É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.