10 setembro 2011

Flamingos amarelos

Os flamingos da MF

Veio diversos tipos de flamingo para nossa mini fazenda.
Quando vimos o flamingo pela primeira vez ele se encontrava na loja, era rosa, e apenas de enfeite, não podíamos colher como um animal normal, e seu preço na loja, parte de decoração é de 9 mg.
Mas com a chegada do jardim botânico, ganhamos o flamingo animal, e a partir de então pudemos colhe-lo.
Depois em algumas coleções vieram o flamingo azul, depois na coleção Brasil colonial o flamingo bahiano, e com a chegada do lago dos patos, podemos ter todos os tipos de flamingos de nossa fazenda. Mas esse flamingo amarelo, somente agora "eu" vejo nas coleções.

Aprendendo um pouco mais.

HABITAT

Lagos, lagunas rasas, águas salobras, sem vegetação, à beira-mar e pântanos

OCORRÊNCIA

Brasil, Peru, Chile, Uruguai, e Argentina



O flamingo é uma ave pernalta e corpulenta de bico poderoso e beleza inconfundível, que pode ser observada em vários locais do território do Centro e Sul de Portugal. Pode ainda ser encontrado em todos os países do Sul da Europa e do Norte de África, bem com em alguns territórios mais a Oriente.
As suas grandes patas são de cor rosácea, e as suas penas podem ser brancas ou cor de rosa, podendo por vezes atingir uma coloração quase laranja.
Esta ave pode ser observada nos estuários dos rios Tejo, Sado, Arade e Guadiana, existindo também grandes bandos na Ria Formosa.
Para poder observar estes animais, nunca deve aproximar-se muito, já que ao mínimo ruído começarão a correr, para ganhar velocidade, voando depois para zonas onde se sintam seguras.
Os flamingos são aves migradoras, voam até ao norte de África, quando os dias arrefecem no sul da Europa, para voltarem na Primavera seguinte.
O flamingo alimenta-se de pequenos crustáceos, peixes e bivalves, razão pela qual procura as zonas onde a água tem pouca profundidade e as zonas de lama ou sapais.
As fêmeas fazem ninhos altos onde depositam dois ovos, que vão demorar cerca de 30 dias a eclodir.
Os flamingos podem atingir os 1,3 m de altura e pesar cerca de 12 kg
Fonte: bicharada.net

HÁBITOS

Vivem em grandes bandos. São aquáticos. São diurnos e noturnos. Quando o flamingo dorme imóvel, mantém uma das pernas encolhida junto ao peito, só a outra, fina e longa, sustenta o corpo com surpreendente estabilidade. Já o pescoço é mais difícil de equilibrar, sobretudo por causa do peso do bico. Para acomoda-lo o flamingo o apóia, curvado, sobre o dorso e encaixa a cabeça entre a asa e o tronco. Mas quando está em atividade, as pernas compridas logo demonstram sua adaptação aos hábitos alimentares do flamingo.
Com elas, o bicho pode vadear águas rasas e parar enquanto revolve a lama do fundo a procura de alimento. O vôo em conjunto em linha oblíqua ou em forma de cunha, produz um rumor que lembra uma trovoada. A ave da frente é a cada momento substituída por outra. Boa parte do tempo os flamingos ficam ao sol entregues à remoção de lama da plumagem. Ao mesmo tempo, impermeabilizam as penas com a substância oleosa que é segregada por uma glândula anal.






Fonte: yutube, 


Avança-se, não quando se tem dúvidas, mas sim quando se tem a certeza. Avança-se não quando se tem de partir, mas sim quando já se chegou. Decide-se quando já se decidiu e não antes de se pensar em decidir. Mas tanto avançar como decidir não nos mostram o caminho, sabe-se apenas o que se quer obter, onde se quer chegar, mas muito pouco sobre o como lá chegar e o que fazer depois de lá chegar. Era bom decidir e chegar, avançar e atingir o destino, assim, no momento, sem grandes divagações ou pensamentos, fazer e acabar, clicar no botão e acender a luz sem especular, sem teorizar, sem nada para atrapalhar o gesto e a acção. Apenas e só decidir e avançar, sem perguntar sequer ou temer o depois, tomando como concreto o objectivo, o destino. Mas não poucas vezes isso acontece e depois percebe-se o erro, o engano e tudo mais que não se esperava ou então permanece-se no ponto inicial, carregado pelos remorsos que ainda vão vir, os quais somam-se àqueles que se carregam por não se decidir ou avançar. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.