10 setembro 2011

Pé de acerola.

A acerola da Mf

Está presente pela primeira vez em nossa mini fazenda.

Aprendendo um pouco mais.




Fruto riquíssima em vitamina C.
O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador mundial da acerola. Atualmente a região nordeste do Brasil é a maior produtora de acerolas do país.

Características da planta: Arbusto de até 3 m de altura. Tronco que se ramifica desde a base. Copa densa com folhas pequenas de coloração verde-escura e brilhante. Flores dispostas em cachos de coloração rósea a violeta esbranquiçada. Floração durante o ano todo.
Fruto: Fruto carnoso de superfície lisa ou dividido em 3 gomos, de coloração vermelho-alaranjada quando madura. Contém 3 sementes. A frutificação ocorre 3 a 4 semanas após o aparecimento das flores.
Propriedades da Acerola: Contém 2.329 mg de vitamina C (ácido ascórbico) em cada 100g de fruta; acelera a cicatrização pós cirúrgica; aumenta a resistência imunológica e muscular;
Facilita a absorção do ferro e da vitamina E;  seu suco é freqüentemente incluído em dietas para emagrecimento, por suas qualidades e pelo seu baixo valor calórico (30,6 cal em 100 g de fruta).
A vitamina C encontrada na acerola também é usada como medicação auxiliar em doenças tais como: gripes, resfriados, câncer, diabetes, doenças hepáticas, etc., e no combate aos radicais livres
A acerola é considerada a fruta mais rica em vitamina C. Em 100g polpa há de 2000 a 5000mg de ácido ascórbico, que é a própria fonte de vitamina C. Para se ter uma idéia do que estas quantidades representam, o limão, por exemplo, apresenta um teor de ácido ascórbico de 40 a 50mg. Por sua excepcional qualidade nutritiva e vitamínica, também é considerada medicinal, pois aumenta a resistência geral do organismo, prevenindo contra doenças oportunistas, como as gripes, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias.
É uma fruta pequena, de cor vermelha, parecida com a cereja européia. Seu sabor é levemente adocicado, com um contraste de acidez. Serve para ser comida ao natural ou para fazer geléias, doces em calda, doces em pasta, licores, etc.
Além disso, a acerola é rica, também, em outras vitaminas, possui vitaminas A, B1 e B2 e os minerais cálcio, fósforo e ferro.
Uma pessoa comendo que coma uma certa quantidade de acerolas por dia, tem satisfeitas, praticamente, todas as suas necessidades vitamínicas, sem necessidade de comprar suplementos vitamínicos industrializados, que são sempre caros e nem sempre confiáveis. Uma acerola é uma verdadeira cápsula natural de vitaminas.
Apresenta em sua composição proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B1 e B2, pró-vitamina A, além, é claro, da enorme quantidade de vitamina C.
Calorias: (100 g – em média , de dez a doze unidades): 49 kcal
Valor Nutricional: contém carboidratos, proteínas, gorduras e minerais, com cálcio, fósforo, ferro , magnésio e manganês.
Composição média por 100g:

Suco de Acerola – combate a debilidade e a fadiga, do organismo a perda do apetite, e também as gripes e afecções pulmonares.


Fonte: http://orienteocidente.wordpress.com/2011/01/31/acerola/

O interesse pela acerola teve início nos anos 40, quando descobriu-se suas propriedades medicinais, principalmente o alto teor de vitamina C, o ácido ascórbico. A partir daí ela foi empregada no tratamento da gripe, afecções pulmonares, controle de hemorragias nasais e gengivais, auxiliando também no tratamento de doenças do fígado, aliviar dores musculares e nas articulações, é bom para a irritabilidade, fadiga, perda de apetite, cicatrizante...
De modo geral, fortalece o organismo como um todo e é eficiente no tratamento de anemia. É indicado na dieta de lactantes e gestantes, crianças e adolescentes , desnutridos e convalescentes físicos.
A descoberta das potencialidades medicinais da polpa da fruta mostrou que concentra aproximadamente 100 vezes mais vitamina C do que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora.
Além de ajudar na formação óssea do adolescente, é eficaz contra arteriosclerosa, artrite e infecções na garganta, pois contém, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro e vitaminas A, B, C.
Aumenta a eficiência física; Acelera a cicatrização depois de cirurgias; Combate infecções, resfriados e reduz ataques cardíacos; Aumenta a resistência imunológica e favorece a melhoria da elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento de rugas; Evita a irritabilidade, a fadiga, a perda de apetite; Diminui as dores musculares e articulares..
Fonte: http://www.arara.fr/BBACEROLA.html

Linda árvore! Um espetáculo, quando vemos pessoalmente. Suas folhas são verdes bem escuras, pequenas, e os frutos ficam no galo da árvore como se fosse um monte de folhas. Pequenas do tamanha de uma bolinha de gude. Quanto mais vermelhas mais doce e suculenta. O suco dessa fruta é ótimo!
Um bom suco, acrescenta-se uma porção dessas frutas e as coloca no liquidificador com água, então peneira-se. Delícia!




















Um comentário:

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.