20 setembro 2011




O carteiro.
O carteiro no Brasil é comemorado no dia 25 de janeiro, a data resgata a memória da criação em 25 de janeiro de 1663 do Correio-Mor no Brasil, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal.

Com a sua nomeação, começou a funcionar o Correio no Brasil como uma organização paraestatal e qualificado para receber e expedir toda correspondência do Reino.
Em 19 de dezembro do mesmo ano, foi nomeado para o cargo de assistente do Correio-Mor na Capitania do Rio de Janeiro o alferes João Cavaleiro Cardoso.
Vale observar que a palavra correio também significa carteiro, mensageiro, embora o serviço de carteiro, tal como conhecemos hoje, somente tenha tido início, no Brasil, no período da Regência, no século XIX.
Mesmo com a criação do Correio-Mor no Brasil Colônia, a entrega das correspondências até meados do século XIX era muito precária. As pessoas relutavam muito em pagar os serviços de correios, preferindo usar mão de obra gratuita, como os tropeiros, os bandeirantes e os escravos.
Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.



Os Carteiros nos dias atuais
Para atender a um país com dimensões continentais como o Brasil, e fazer a entrega dos 8,3 bilhões de objetos por ano, a ECT possui em seus quadros mais de 56 mil carteiros, o que representa mais da metade do efetivo da empresa.
Deste total, cerca de 10% são mulheres.
Juntos os carteiros do Brasil percorrem por dia cerca de 397 mil quilômetros, o equivalente a quase 10 voltas completas ao redor da Terra
Antes de sair às ruas para entregar as correspondências, os carteiros realizam uma parte do seu trabalho em Centros de Distribuição Domiciliária (local onde a carga postal é separada por ordem de ruas e de numeração) e Agências de Correio com distribuição domiciliária (agências pequenas).
Além da missão de entregar as correspondências, não raramente o carteiro é um líder comunitário, estando voltado também para o bem estar da sua comunidade. Esta liderança é facilmente reconhecida e creditada ao prestígio pessoal que este dedicado profissional tem perante a sua empresa e sua família.
Um brasileiro que, como todos os outros, tem alma e coração. Alma para entender o espírito de seu semelhante e disponibilizar o ombro amigo no primeiro momento após o recebimento de uma informação desagradável. Coração para perceber o brilho no olhar de quem recebe aquela tão esperada notícia de um ente querido.
Os Correios têm no carteiro o seu mais representativo símbolo de identidade junto à sociedade. É a imagem da empresa que, juntamente com milhões de correspondências, chega diariamente aos diversos lares brasileiros.
Quem não gosta de receber uma correspondência? Quem afinal de contas não se alegra com a visita de um carteiro em sua porta?
N realidade até mesmo a correspondência virtual nos dá alegria!
E como nos últimos dias estamos tendo uma série de GREVE dos carteiros, muita gente está sem conseguir receber suas contas, suas correspondências... E então a mini fazenda, nos traz um carteiro ESPECIALMENTE PARA NÓS!
http://desciclopedia.ws/wiki/Carteiro


Desciclopédia do carteiro...
Carteiro é um pobre coitado cuja utilidade é entregar jornais, revistas Veja, Almanaques semanais da Mônica, mangás do Naruto, revistas Capricho,e todo tipo que você pedir entre outras revistas que você assina mas nem lê numa bolsa com mais de 50 quilos desse lixo. É bem notável o fato de que qualquer mané que tenha pelo menos um polegar opositor consegue exercer essa profissão sem demasiada dificuldade(censo de 1930). 


Funções do carteiro

Entregar jornal;
Você paga para o seu carteiro:
  • Fugir do seu cachorro;
  • Empanturrar sua caixa de correio com envelopes;
  • Fugir do seu cachorro;
  • Entregar mensalão ao deputado governista;
  • Fugir do seu cachorro;
  • Acordar às 4:00 da manhã para trabalhar;
  • Fugir do seu cachorro;
  • Entregar a encomenda de figurinhas para completar seu álbum do Pokémon;
  • E, por último e não menos importante, fugir do seu cachorro.
http://desciclopedia.ws/wiki/Carteiro

Inimigos do carteiro

Os principais inimigos do carteiro são:

http://desciclopedia.ws/wiki/Carteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.