10 setembro 2011

Pavões

Os pavões da MF




O pavão esteve na nossa mini fazenda no ano passado, quando pudemos viajar para a Índia.


E ele veio cair na folia com o carnaval em fevereiro desse ano, em uma das missões do carro alegórico, tivemos de colocar os pavões azuis e amarelos em nossas fazendas para conseguirmos concluir aquele projeto.

E agora nessa coleção da Independência ele veio muito patriota!


Aprendendo um pouco mais.

Macho: Pavão
Fêmea: Pavoa.


Chamam-se pavões as aves dos gêneros Pavo eAfropavo da família dos faisões (Phasianidae). Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a caudaextravagante do macho tem um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e são um exemplo de seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.

A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.
Na América do Sul, principalmente no Brasil, há uma espécie de pavão raro e em extinção; ela possui a plumagem loira, e é muito cobiçada por sua raridade e beleza.

Para cortejar as fêmeas, os pavões abrem suas lindas penas coloridas, como um leque.

"pode-se dizer que os pavões são "metidos", como aquelas espécimes "homens", que costumam mostrar-se, glamourosos, para atraírem suas fêmeas ao acasalamento...."


Assim como muitos "machistas homens" exibem seus belos carrões, cartões de créditos, ou posses" para terem uma infinidade de gurias atrás deles... "de preferencias as mais saradinhas". (é ou não é?)
Como a natureza retrata bem os seres, mesmo em espécies animais, há muito dos seres humanos! Ou seria o contrário?!


Sábado, 10/09/11 às 15:26.
Sua fazendeira Li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.