08 outubro 2011

Novas abelhas!



São lindas!
Vamos conhece-las melhor.



Chegou na mini fazenda nesse dia 7 de outubro, num novo projeto de colmeia, onde mais campos poderão ser polinizados por elas. Assim como os tratores, que podemos com um cuidar de uma quantia grande de campos, essas abelhas atingem 24 campos para serem polonizados. Antes as abelhas ficavam apenas em volta da colmeia, alcançando 8 campos.

Uma abelha-operária ou obreira', no âmbito das abelhas de origem europeia, remete à casta responsável pela produção do mel e da cera, construção dos favos, coleta e transporte de néctarpólen e água, alimentação da rainha e das larvas e defesa da colmeia. Os tarsos são modificados para acomodar o pólen coletado nas flores e transportado até as colmeias. Também são conhecidas pelos nomes de abelha-campeadora, abelha-neutra, abelha-operária e mula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha-oper%C3%A1ria

Ela é a classe principal de uma colmeia. Assim como nas fábricas, não pode haver uma colmeia sem uma abelha operária, ou melhor,  milhares!
Na mini fazenda essa nova abelha foi a primeira a entrar na colmeia. Mas se quisermos vende-la ela custa mais que as outras abelhas que costumávamos pegar.



Abelha polivalente.

Essa abelha ganhou esse nome, para mostrar que ela pode realizar diversas tarefas.
Talvez essa seja a abelha responsável pelas própolis.
A própolis, vem sendo, um grande "achado", na cura de várias doenças. Na época do inverno, é usada com maior frequência, em diversos países;
Pessoas com problemas respiratórios e alérgicos, são as que mais utilizam os "poderes" da própolis, sabendo-se que a mesma é um antibiótico natural.
Possui um valor nutricional direto, pois compreendem pequenas quantidades de proteínas, aminoácidos, açucares e vitaminas (A, B1, B2, B6, C e E ).
A Própolis está sendo usada por seres humanos como terapêutico, tendo seu quadro farmacológico entendido à grandes áreas da saúde.
Para consumo humano é extraída de colméias construídas de madeira, onde o produto bruto, em seguida sofre um processamento secundário para a remoção do beewax e outras impurezas antes de ser aproveitado para os mais diversos fins dentro da área homeopática de saúde.
Propriedades Terapêuticas - Ação antimicrobiana: devido sua forte ação antimicrobiana, a própolis é utilizada como "antibiótico natural".
Vários estudos realizados mostram que a própolis possui grande eficiência contra microorganismos.
Ação Cardiovascular.
A própolis tem ação redutora na pressão arterial e produz um efeito calmante. Os Dihydroflavonoides contidos na própolis auxiliam combate à hipertensão e também tem se mostrado eficiente na proteção do fígado contra os efeitos do álcool e tetraclorídricos.

img_produtos_propolis_abelha

As própolis, que as abelhas fabricam, servem há muitos anos como anestésico. No Egito antigo era usado para embalsamar os mortos, hoje em dia utilizamos muito disso "no dentista".


Própolis - A lágrima das árvores

Ao longo da história, o homem aprendeu a utilizar os produtos naturais na medicina. Um dos produtos naturais mais utilizados durante séculos pela humanidade tem sido a Própolis administrada sob diversas formas. No antigo Egito (1700 a.C.) era utilizada para embalsamar os mortos.
O Aristóteles (384a.C.~322a.C.), ilustre filósofo da Grécia antiga, em seu livro “Catálogo Animal” descreve a Própolis da seguinte forma:
“Se conceder as abelhas, uma colmeia vazia em um ar puro, elas coletam as “lágrimas” que saem das árvores, as quais são resinas de vários tipos de vegetações, para construir a colmeia.”
A abelha sabichona, deram esse nome a ela, para mostrar que ela é a metida da colmeia.
Famosa, de um conto infantil, " A abelha sabichona".
Veio para compor nossa colmeia.



Abelha fofinha.
É um termo utilizado, para mostrar que nessa colmeia, não é apenas um tipo de abelha existente, mas assim como é aqui para nós, na colmeia há abelhas que se distinguem, por serem "fofinhas".
Abelha fofinha, nada mais é do que uma forma carinhosa, ao se referir a esta abelha.






Abelha super rainha.
Essa abelha é totalmente diferente da outra abelha, uma vez que essa colmeia, é totalmente diferente!


O termo abelha-rainha é comumente utilizado para se referir a uma abelha adulta e fértil, sendo ela, normamelmente, mãe de todas as outras abelhas da colméia.[1] As rainhas se desenvolvem a partir de larvas criadas em células especiais, construídas pelas operárias e preparadas especialmente para formar um indivíduo sexualmente maduro (as operárias são inférteis). Normalmente existe uma única rainha em cada colônia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha-rainha






Antes essa abelha custava 3.000 mini ouros!

Mas com a chegada dessa nova rainha, do pedaço, perdeu seu posto, e ficou inferiorizada.



Uma nova colmeia, totalmente nova!


Essa ainda é importante, pelos xps diários que conquistamos com ela.

MEL - O Néctar dos Deuses

A maioria das grandes civilizações primitivas considerava o Mel e a abelha sagrados.
Na mitologia grega, o Mel era considerado o néctar dos deuses e conta que Zeus, maior dos deuses, foi alimentado com Mel e leite de cabra. E o seu bisneto Aristeu foi o inventor da apicultura.
Aristóteles (384a.C.~322a.C.) proclamava poeticamente:
“O Mel cai do céu, principalmente durante o nascimento das estrelas e quando o arco-íris descansa sobre a terra" (século IV a.C.).
Aristóteles que foi um grande filósofo e naturalista também era conhecido como um grande pesquisador de abelhas e já, nesta época, tinha o conhecimento de que as abelhas recolhiam o néctar das flores e armazenavam em favos para amadurecer o Mel.
Por dezenas de milhares de anos, o Mel foi praticamente o único produto doce usado pelo homem em sua alimentação, de alto valor nutritivo, além de apresentar inúmeras propriedades medicinais.
A verdade é que o Mel não ficou restrito apenas ao gosto e ao uso dos deuses.

A fonte de vitalidade e energia

O Mel é um alimento natural líquido viscoso e adocicado produzido pelas abelhas melíferas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento durante o inverno.
Além de ser utilizado como adoçante natural, o Mel sempre foi reconhecido como sendo um alimento terapêutico devido às inúmeras substâncias contidas que possuem propriedades excepcionais.
De um modo geral, o Mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%) por açúcares naturais (frutose e glicose), os quais são fontes de energia. O Mel é também composto por água (cerca de 17%), por vitaminas B1, B2, B6, C, D e E, os quais são responsáveis pela transformação dos nutrientes em energia) e por sais minerais essenciais à saúde como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros. Além disso, o Mel é composto por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por enzimas como glucose e oxidase, por ácidos orgânicos como ácido acético, ácido cítrico, entre outros e ainda contém um teor considerável de antioxidantes como flavonoides e fenólicos.
Até hoje, já foram identificadas mais de 180 substâncias diferentes no Mel natural, sendo que algumas delas não existem em nenhum outro alimento.
Existem razões especiais que fazem do Mel um alimento excepcional.
A principal delas é o trabalho que as abelhas fazem transformando e dividindo a sacarose contida no néctar das flores em açúcares simples como a frutose e glicose. Ou seja, como o Mel é um alimento pré-digerido pelas abelhas, onde os açúcares simples (frutose e glicose) por possuírem estrutura molecular simples não são necessários passar por um processo de inversão no aparelho digestivo, assim como ocorre com o açúcar de cana-de-açúcar, é assimilado em pouco tempo pelo organismo entrando rapidamente na corrente sanguínea, sem causar desgaste ao aparelho digestivo e sem deixar resíduo.
Depois de consumido, o tempo de absorção é de aproximadamente 20 minutos, enquanto que o açúcar demora de 2 a 4 horas. Pela



Pólen - O Pão das abelhas

O Pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das plantas mais evoluídas do sistema biológico vegetal, que são os elementos reprodutores masculinos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, para os transformar em frutos.
As abelhas constituem uma das mais eficientes forças-tarefas de polinização a serviço da natureza. As flores estabelecem com elas um eficiente pacto de ajuda mútua.
O Pólen, rico em proteína, oferece o nutriente necessário para o desenvolvimento das abelhas. A abelha coleta os Pólens das flores, que aderem aos pelos do seu corpo quando em contacto com os estames, escovando-se com os "pentes tibiaís" e aglutinando os grãos em esferas, que são transportados nas corbículas das patas posteriores. Além de colher sua parte, as abelhas espalham os elementos masculinos de flor em flor, porque seu corpo peludo fica cheio de Pólen.

As abelhas transportam estas esferas de pólen para a colmeia, onde são depositadas

 nos alvéolos dos favos,

 sendo comprimidas pela cabeça das abelhas operárias, para obter uma massa

compacta. 
Essa massa sofre transformações, não só pelo alto índice de umidade e temperatura interna da colmeia, que gira em torno de 35ºC, mas também pela ação de secreções

salivares das abelhas, ricas em enzimas, e misturadas com néctar.
Ao término destas transformações esta massa é denominada "pão das abelhas". 

Este "pão das abelhas" é por elas utilizado como alimento protéico desde o período 

larval até o final de sua vida 

adulta. Outro importante produto fabricado pelas abelhas com Pólen é a Geléia Real.



As abelhas são, dentre os insetos, os polinizadores mais eficientes devido a sua 

constância e fidelidade à coleta e também pelo seu reconhecimento de cor e sua memória de odor.
É de vital importância a polinização das plantas pelas abelhas, não só para o meio ambiente, porque garantem a perpetuação das espécies vegetais, mas também para a agricultura, por aumentarem sensivelmente a produção de frutos e sementes.
O Pólen é um alimento completo e valioso da natureza, que além de garantir todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas. Formado por 10% a 35% de material protéico e 30% a 40% de açúcares (glicose, frutose e dextrina), os quais são rapidamente absorvidos pelo organismo sem esforços.
O Pólen oferece ainda celulose, a fibra com estrutura química de carboidrato, que estimula o funcionamento intestinal.

A apicultura é uma importante atividade que contribui para a proteção do meio ambiente e para a produção agro-florestal através da ação polinizadora das abelhas. A qualificação de produtos apícolas orgânicos está diretamente relacionada às características de tratamento das colmeias e ao respeito ao meio ambiente. Esta qualificação depende também das condições de extração, processamento e armazenagem dos produtos apícolas.

As colmeias devem ser construídas com materiais naturais que não comportem riscos de contaminação ao meio ambiente ou aos produtos da apicultura e devem estar localizadas em áreas também consideradas orgânicas, ou seja, áreas isentas de pesticidas e distantes de qualquer tipo de construção humana que possa afetar a produção apícola, como estações de tratamento de esgoto, usinas, fábricas de produtos químicos, centros industriais, etc.

As abelhas devem contar com fontes suficientes de néctar natural e pólen, bem como acesso à água e não podem ser alimentadas artificialmente com açúcar ou melado. Prática muito comum entre os apiários convencionais para o aumento da produção melífera, uma vez que uma abelha produz aproximadamente apenas de 5g de mel por ano. Caso as abelhas adoeçam, estas deverão ser isoladas e não poderão ser tratadas com nenhum tipo de antibiótico ou produto químico. Todos os materiais utilizados, desde o manejo das colmeias até os produtos finais, devem ser de aço inox, cobertos com cera, ou feitos de materiais atóxicos.

Dessa forma, o certificado orgânico é a verdadeira garantia na qualidade dos produtos apícolas. Que além de um controle oficial, assegura também a origem do produto e a rastreabilidade da cadeia produtiva e nacional. Adquirir um produto MN Própolis Organics é a certeza de estar comprando um produto de muita qualidade, que respeita o meio ambiente, a natureza e principalmente, a sua saúde.

Adaptado de: “Apicultura orgânica - introdução às normas nacionais e internacionais sobre processos e produtos na apicultura orgânica" elaborado e distribuído pela IMO - Institut für Marktökologie (Instituto de Mercado Ecológico) é um departamento da Swiss Bio-Foundation, uma fundação fornece suporte ao desenvolvimento da agricultura orgânica e à formação do consumidor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.