14 outubro 2011

Especial abóboras.


14/10/11

Tudo sobre abóboras!


Abóbora é um dos itens da mini fazenda, onde plantamos. Agora na época do Halloween, tem sido muito utilizada como missão, coleção, em todos os anos em que enfeitamos nossas fazendas, para esse evento famoso do Halloween.
Em alguns lugares no Brasil o povo menciona uma abóbora de jerimum, outros de Abobra, (sempre achei graça ao ouvir assim, e até tentava corrigir), mas, abobra é um termo único na América do sul, ou seja, única espécie nativa na América do Sul.
Muito utilizadas, as abóboras constituem uma boa fonte de betacaroteno, que o organismo converte em vitamina A. As abóboras, nas suas inúmeras variedades, podem desempenhar um papel especialmente importante numa dieta vegetariana em que não entrem produtos de origem animal que forneçam aquela vitamina.
O betacaroteno é também um antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres, que podem dar origem a certos tipos de cancro. Outro antioxidante que se encontra em quantidades razoáveis nas abóboras é a vitamina E.
As abóboras são facilmente digeríveis e raramente provocam alergias, pelo que constituem um excelente alimento para as crianças na transição entre a amamentação e a alimentação sólida. As sementes também devem ser aproveitadas, pois são uma fonte excelente de ferro e fósforo e ricas em potássio, magnésio e zinco.
Na medicina natural, as sementes de ab6bora (pevides) são receitadas para tratar parasitas intestinais, devendo então ser tomadas com um purgante, como o óleo de rícino. Também podem ser indicadas em casos de problemas da próstata e urinários.
Do ponto de vista da nutrição, são poucas as vantagens da abóbora-porqueira, visto ser constituída por 95% de água e apenas quantidades vestigiais de vitaminas, fibra e nutrientes. Contudo, este legume pode ser um bom elemento numa dieta de emagrecimento, já que uma dose média de 100 g da sua polpa verde-clara contém menos de 10 calorias.
Ao contrário das abóboras vulgares e da abóbora-menina, de polpa cor de laranja, que fazem parte da mesma família, a polpa da abóbora-porqueira contém uma quantidade muito reduzida de betacaroteno, embora a casca, que pode ser consumida se não for muito dura, contenha mais do que a polpa. As pevides de abóbora são usadas há séculos pela medicina popular como diurético e no tratamento contra ténias, quando tomadas com um purgante.

Nota:

Nessa missão do Halloween da mini fazenda temo de plantar árvores de abóboras, ou árvores assustadores, mas abóbora são de ramas, não dão em árvores!!






Curiosidades:

Por que as abóboras são utilizadas em Halloween, com caras feias e luz assustadoras?!

Abóbora - A lenda nasceu no folclore irlândes quando um homem foi obrigado a andar sozinho e nunca deixar sua vela se apagar. Esperto, colocou a velinha dentro de um nabo. Nos EUA, sem os nabos, as pessoas usaram as abóboras, que se tornou um símbolo mundialmente famoso. Jack-o-lantern é o nome em inglês da abóbora iluminada.


Simbolismos do Halloween:

Em mais de dois mil anos de existência a festa de Halloween se tornou tradicional em muitos lugares do mundo. Veja aqui os maiores símbolos e as tradições que foram sendo incorporadas ao longo do tempo:

Caldeirão - Além de serem usados para preparar alimentos, as bruxas o utilizam para preparar suas poções, fazer feitiços e aquecer suas casas. Em quase todos os episódios de Madame Min e Maga Patalógica um caldeirão estava pronto para preparar um feitço e roubas a moedinha Número 1 do Tio Patinhas.




Vassoura - A grande sensação em matéria de vassouras mágicas é a Nimbus. No filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry ganha uma Nimbus 2000 para participar de um jogo de bruxos. Além de serem úteis para as bruxas voarem, servem para varrer as maldades.





Abóbora - A lenda nasceu no folclore irlândes quando um homem foi obrigado a andar sozinho e nunca deixar sua vela se apagar. Esperto, colocou a velinha dentro de um nabo. Nos EUA, sem os nabos, as pessoas usaram as abóboras, que se tornou um símbolo mundialmente famoso. Jack-o-lantern é o nome em inglês da abóbora iluminada.


Gato Preto e Morcego - Uma bruxa que seja das boas tem de ter um gato preto, um corvo ou uma coruja. Existem lendas que dizem que os gatos que estavam sempre ao lado das bruxas eram bruxas disfarçadas. Os morcegos também estão sempre por perto. Eles servem para saber se as pessoas são boas ou más.






Doces - As crianças vão de casa em casa tocam a campainha e perguntam se as pessoas têm doces para encher seus saquinhos. Assim que a pessoa aparecer na porta, a meninada pergunta: "Doce ou travessura?". Sem doces, a gritaria e bagunça são certas. 

Velas - Em todos os filmes, histórias e quadrinhos sobre bruxos sempre tem muitas velas espalhadas ou guiando os caminhos escuros. As cores preferidas são as roxas e pretas.


















Brincadeira para Halloween
Caldeirão da Bruxa
A experiência  do Caldeirão da Bruxas será assustadoramente divertida . Em uma bacia ou um caldeirão coloque artigos que representam os diferentes órgãos   do corpo humano.
Ponha coisas como uvas descascadas e finja que  são olhos, salsichas ligadas podem ser  os intestinos, couve-flor para o cérebro, um balão vermelho com água pode ser um coração.  Sente as crianças com os olhos vendados em um círculo para examinar cada um dos itens. A diversão está em  tentar adivinhar o que é.
hallo abobora Halloween está chegando...Prepare se com fantasias infantis, brincadeiras, doces e muitas abóboras para divertir a criançada!


Boliche com Abóboras
São necessárias  para o jogo: abóboras pequenas e garrafas Pet com água. Desenhe  carinhas nas abóboras  e escolha um  local amplo para jogar. Coloque os frascos de água como se fossem  os pinos  de boliche e use as abóboras como bolas para fazer strikes. E boa sorte!


Brincadeira da Maçã
Uma bacia grande cheia de água é colocada no chão com muitas maçãs, sem usar as mãos, as crianças têm que morder e tirar uma  maçã  fora da água usando os dentes. Elas   podem usar aventais para não se molharem tanto e o ideal é fazer essa brincadeira no quintal ou na grama, pois será uma grande bagunça.


Fileira de Doces
Amarrar  uma fileira de doces  um sobre o outro usando o comprimento de um metro com elástico ou corda e pendurar  no alto. Sem usar suas mãos e sem lamber, as crianças devem morder e mastigar os doces. O primeiro a comer toda a fileira é o vencedor. 

Historinha interessante.
Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco, e tudo se desarrumava de novo. Então ele começou a ficar desanimado e pensou: "Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!".
Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras, e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco. Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Assim também é a nossa vida: quando paramos demais para olhar os problemas, perdemos tempo e nos distanciamos das nossas metas...




Receita de abóbora

AnneGeddes_Wallpaper091.jpg

Se tem uma receita boa no inverno é o creme de abóbora. Não muitas pessoas gostam dela, mas um creme bem feito fica muito gostoso.
Então, se você quer dar uma esquentada neste inverno e compartilhar em família, aqui temos uma receita maravilhosa.
Os ingredientes de hoje são:
½ abóbora
2 alhos-poró
1 batata
cebola
caldo de verdura
200 ml de nata
4 colheres de óleo de oliva
4 queijinhos em porções
sal e pimenta
Modo de preparo:
Descasque e pique os ingredientes.  Esquente o óleo em uma panela e refogue a cebola. Adicione a batata e a abóbora; dore uns dois minutos. Coloque sal e pimenta. Cubra com o caldo e deixe cozinhar a fogo brando durante meia hora; coloque no liquidificador até ficar uma mistura bem fina.
Incorpore os queijos e a nata e liquidifique novamente. Sirva morna ou fria. Uma opção de presentação para este creme de abóbora é em pequenas abóboras esvaziadas enfeitadas com pequenas laminas de abóboras previamente fritas em óleo de oliva.

Abóbora assada com especiarias

1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de mel
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de menta picada
Raspas de um limão Taiti (raspadas no microplane que ganhei da Fernanda, do Chucrute com Salsicha)
2 colheres (sopa) de azeite.
5 fatias do pescoço da abóbora madura, com casca (280 g)

Faça uma mistura com os temperos e lambuze bem cada fatia. Espalhe numa forma e leve para assar em forno médio (200 ºC) por meia hora. Sirva assim, puro, como acompanhamento ou use como base para um refogado de carne de caranguejo e camarão.

Rende: 5 fatias (claro!)

Doce de abóbora em calda (foto lá em cima)

600 g de abóbora madura picada em cubinhos de 1,5 centímetro
1 colher (sopa) de cal virgem 

2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 pedaço de raspa de limão
1 anis estrelado
Sementes de 3 vagens de cardamomo
1 pedaço de canela
5 cravinhos

Numa tigela de vidro, deixe a abóbora de molho por 1 hora em dois litros de água com a cal virgem dentro de uma trouxinha. Escorra, jogue a trouxinha fora e enxágüe bem a abóbora.
Numa panela coloque os ingredientes restantes e leve para ferver junto com a abóbora. Quando formar uma calda rala e os cubinhos estiverem macios (crocantes por fora, macios por dentro), está pronto. É só esperar esfriar, tirar as especiarias, se preferir, e servir puro ou com um tantinho de creme.

Rende: 6 porções 


Nota: a cal virgem é produto da calcinação das rochas e é responsável por deixar a superfície dos cubos crocantes, enquanto o interior fica macio - pode ser comprada em casa de festas. 


Feliz Halloween!!

2 comentários:

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.