06 outubro 2011

Especial corujas


As corujas pertencem à Ordem Strigiformes, e estão divididas em duas famílias: Strigidae e Tytonidae. Com aproximadamente 125 representantes em todo o mundo, dezoito são encontradas em território nacional. Uma delas é a Speotyto cunicularia, ou coruja buraqueira, como é conhecida popularmente. 

Esta coruja tem tamanho de aproximadamente 23 centímetros, sendo a fêmea um pouco menor e mais escura que o macho. Ambos possuem cabeça redonda, olhos amarelos e coloração que varia entre marrom e ferrugem. Possuem excelente audição e, apesar de terem um campo visual limitado, conseguem girar suas cabeças em um ângulo de 270 graus. Tais adaptações permitem com que, de forma eficiente, capturem suas presas: insetos, pequenos roedores, anfíbios e aves menores. 

É uma espécie bastante conhecida - talvez pelo fato de que seja a única que tenha hábitos diurnos, o que facilita sua visualização. Neste período do dia, permanece em seu abrigo ou sobre cupinzeiros, estacas, fios e tocos de árvores. É bastante ativa à noite, principalmente durante o crepúsculo. 

Os abrigos são buracos ou tocas abandonadas de outros animais ou, em casos mais raros, construções feitas pelas próprias corujas, com auxílio de seus bicos e suas longas patas dotadas de garras. Por ser uma espécie monogâmica, este espaço é geralmente ocupado por um casal, e é também nele onde a fêmea depositará seus aproximados cinco ovos. Quando estes eclodem, o macho dá assistência aos filhotes, por um período médio de dois meses, dando comida e protegendo o ninho de invasores em potencial, sendo bastante agressivo nestes casos. 

O período reprodutivo tem início entre março e abril. 

As corujas são aves pertencentes à família Strigidae e à ordem Strigiformes. Trata-se de aves de rapina, tímidas, solitárias, discretas e de vôo silencioso, graças ao formato e à textura de suas penas. Na cultura grega eram tidas como símbolo da sabedoria, já em outras culturas esta ave era símbolo de ligação com o mundo espiritual. Estas grandes caçadoras são encontradas em quase todo o mundo, menos na Antártica, na maior parte da Groenlândia  e em algumas ilhas remotas. Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil. É um animal que não transmite doenças aos humanos.












Fonte:  Imagens de corujas

 - Denunciar imagens




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.