03 outubro 2011

Especial Abelhas!

Hoje dia 3 de outubro é comemorado o dia das abelhas!
Em homenagem a nossas adoráveis abelhas, de nossas mini fazendas, que nos dão xps diários, vamos fazer esse especial.
Confiram!

 Pesquisa
Risco do ataque de abelhas
As abelhas pertencem a ordem dos Himenópteros, da qual também fazem parte as formigas e as vespas. Exitem abelhas de muita espécies; nem todas são sociais ou seja, nem todas vivem em colônias.
Ao contrário do que se pensa, a maioria delas se compõe de abelhas solitárias, que constroem seu ninho em ocos de árvores ou embaixo da terra. Já as abelhas sociais vivem juntas em grandes colônias de indivíduos e seus ninhos são chamados colméias.
O corpo de um desses indivíduos que raramente ultrapassa 3,75 cm de comprimento é constituído de três partes: cabeça, tórax e abdômen. No torax encontram-se dois pares de asas e três pares de pernas. As fêmeas possuem um ovopositor na extremidade do abdômen, que é utilizado para depositar os ovos e contém um ferrão para picar os inimigos.
Só as abelhas sociais são domesticáveis e destas a Apis mellifera é a espécie mais utilizada na produção comercial de mel, juntamente com as subespécies carnica (abelha cárnica) remipes (abelha caucásica), ligustica e aurea (duas variedades de abelhas italianas) e adansonii (abelha africana).
GENERALIDADES
 Abelhas (Apis mellifera) são insetos himenópteros (com 2 pares de asas membranosas) que polinizam as plantas, produzem mel … e também picadas mortais.
 Há cerca de 20.000 espécies de abelhas no mundo. O seu tamanho varia de 2 mm a 4 cm. Algumas são pretas ou cinzas, mas há as de cor amarela brilhante, vermelhas e verdes ou azuis metálicas.
As abelhas africanas ou “abelhas assassinas”, descendem das Sul-Africanas, importadas em 1956 por cientistas brasileiros, com vistas à melhoria da produção de mel e, desde então, vem se cruzando com as abelhas européias.
 Em virtude de um acidente ocorrido em São Paulo (1957) — quando alguns enxames escaparam das colméias — grande área do Brasil é hoje povoada pela abelha africana, de extraordinária produtividade, mas também de grande agressividade. Sua marcha para o Norte do Continente, há muito inquieta os criadores dos EUA.
PERIGO CONSTANTE
  Trate as abelhas como você faria com qualquer outro animal venenoso, tal como uma cobra ou escorpião. Esteja alerta e afaste-se !
Você já imaginou o desespero de um tratorista, ao ser atacado por um enxame, ao desmatar uma certa área ? Ou um agricultor, no topo de uma escada, colhendo frutos num laranjal ?
As ocorrências relacionadas a enxames representam 33% das chamadas ao Corpo de Bombeiros de Recife-PE mas, segundo o Oficial informante (dado coletado na Internet), dos 15 a 20 registros diários, só 2 ou 3 envolvem ataque a pessoas.
No Brasil já houve casos de pessoas atendidas em Hospital, com mais de 500 (quinhentas) picadas de abelhas.
Caso você seja picado por mais de 15 (quinze) abelhas, ou se sentir qualquer sintoma além de dor e inflamação nos locais das picadas, procure auxílio médico imediatamente. Enquanto numa pessoa a picada provoca apenas dor e inchaço, em outras pode desencadear o choque anafilático, com parada cardíaca e morte (pessoas alérgicas).
CONHEÇA OS HÁBITOS DAS ABELHAS
Conhecer sobre este inseto e tomar certos cuidados, pode reduzir o risco de ser picado.
 A abelha africana (ou africanizada) é muito parecida com a abelha européia, usada como polinizadora na agricultura e para produção de mel. Os dois tipos têm a mesma aparência e seu comportamento é similar, em muitos aspectos. Nenhuma das duas tende a picar quando retiram nectar e polen das flores, mas ambas o farão para defender-se, se são provocadas. Um enxame em vôo, ou descansando momentaneamente, raramente molesta a gente; sem dúvida, todas as abelhas se tornam defensivas quando se estabelecem para formar uma colméia e começam a reproduzir-se.
Fonte:  http://www.edgarlisboa.com.br/?p=18835 


Quem poderia imaginar, que esse inseto é considerado importante para a Organização das Nações Unidas para aAgricultura e alimentação? A instituição coordena o projeto de conservação e Manejo dos polinizadores para agricultura sustentável, em andamento em vários países, inclusive, no Brasil.
As abelhas são responsáveis pela polinização de várias espécies de plantas, na Alemanha houve uma diminuição de 25% na população de abelhas, nos Estados Unidos a diminuição foi ainda maior, de 70%. Se os polinizadores desaparecerem perderemos muitas espécies de plantas.
As abelhas estão desaparecendo por diferentes motivos entre eles o alto nível de agrotóxicos usados nas plantações, destruição do meio ambiente onde elas vivem e mudanças climáticas.. Com as abelhas muitas espécies de pássaros e borboletas também estão desaparecendo pelos mesmos motivos.
A Alemanha proibiu o uso de 8 pesticidas neonicotinóides como causadores da morte das abelhas. As abelhas prestam um serviço de polinização, estimado em bilhões de dólares, de fundamental importancia para a a agricultura, razão da rápida e dura reação do governo alemão.

O governo do Reino Unido, por exemplo, reconhece que as colméias – principalmente de 44 mil apicultores amadores – contribuem com cerca de R$ 498 milhões ao ano para a economia, com a polinização de frutas, legumes e grãos.
E no Brasil?
Uma legislação brasileira de 1967 proíbe a destruição de ninhos de abelhas sem ferrão ou o transporte de abelhas de uma região para outra.
Ao "importar" uma espécie, provoca-se a competição entre espécies diferentes e, mais grave, a consangüinidade entre indivíduos-parentes leva à morte todo o enxame.
A lei prevê que o criador só pode vender colméias originárias do sistema de divisão de ninhos e nunca retirá-las da mata. Os pesquisadores comemoram uma recente resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que disciplina os meliponários, orientando para a preservação e a produção comercial.


Curiosidades:
As doenças mais comuns que são curadas pelo própolis:
  • Acne, calos, dermatose;
  • Verrugas, Urticárias, queimaduras;
  • Eczemas, furúnculos, Herpes;
  • Amidalite, faringite, laringite;
  • Piorréia, aftas, rouquidão;
  • Blenorragia, cistite, corrimento;
  • prostatite, vaginnite, metrite;
  • Gripe, renite, tosse, bronquite;
  • Úlcera,halitose, colite
As abelhas têm cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça, que são usados para enxergar melhor dentro da colméia, e dois maiores na frente para uso normal .
A velocidade  das abelhas é de 17 Km por hora.
O som produzido pelas abelhas chama-se  Azoinar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.