02 outubro 2011

Super vaga lumes!

Você sabia? Eles não são apenas animais da fazenda, agora eles tem uma tarefa! Sabe qual é?


Gastando as minhas notinhas verdinhas hoje cedo, fui procurar os animais que ainda não tinha na fazenda, e vasculhei diversas vezes na loja em busca de algum animal, para ver se já possuía todos.
Foi então que me deparei com uma notícia, que antes não havia reparado!

Os insetos, vaga lumes, vão produzir energia!
Será cargas pequenas de energia, que se você não quiser utilizar, poderá vender.
Leva 1 dia para produzir.

"o legal seria se esse vaga lumes produzissem xps!"
Já temos diversos modos de conseguir as tais energias, mas poucas formas de conseguirmos xps!
Isso seria interessante, e muito útil!

Pode insetos vaga lume produzir energia, para utilidade do ser humano?!

Pesquisa:


O que são vaga-lumes?

São besouros que emitem luz. Porém, nem todas as espécies possuem luminescência. Só algumas espécies, ao longo da evolução, incorporaram a bioluminescência porque ela facilita a comunicação sexual e a defesa.Os vaga-lumes que não emitem luz em geral desenvolvem atividades diurnas.



Incrível como essa espécie tão pequena pode ser tão fascinante. O brilhos que os vaga-lumes emitem na parte inferior de seu abdomen encantam pessoas de todas as idades.
E o mais interessante é que tudo não passa de uma ação química.
bioiluminescencia, nome dado ao brilho emitido, é a reação de uma substância chamada luciferina. Essa substância ao entrar em contato com o oxigênio inalado pelo vaga-lume reage dando origem à oxiluciferina, substância que perde sua energia e faz com que o inseto emita a luz que conhecemos.
Os vaga-lumes também conseguem controlar a intensidade e a freqüência de seus lampejos variando o suprimento de ar do seu órgão luminescente, localizado no abdomen. Outro fator que impulsiona a emissão de luz é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está próximo enquanto a fêmea, que pode estar posada em algum local, emite a luz para avisar onde está.


Como é produzida a luz do vaga-lume?

A luz é produzida pelo organismo do inseto com uma reação bioquímica que libera muita energia.O processo chamado de "oxidação biológica", permite que a energia química seja convertida em energia luminosa sem a produção de calor, por isso é chamada de luz fria.
As luzes têm diferentes cores, pois variam de espécie para espécie e nos insetos adultos facilitam a atração sexual. Os lampejos equivalem ao início do namoro: são códigos para atrair o sexo oposto.
Mas a luminescência também pode ser usada como instrumento de defesa ou para atrair a caça.

Processo de "produção de luz"

Uma molécula de luciferina é oxidada por oxigênio, em presença de ATP (trifosfato de adenosina), ocorrendo assim a formação de uma molécula de oxiluciferina, que é uma molécula energizada.Quando esta molécula se desativa, ou seja, quando ela perde sua energia, passa a emitir luz.
Esse processo só ocorre na presença da luciferase, que é a enzima responsável pelo processo de oxidação.
As luciferases são proteínas compostas por centenas de aminoácidos, e é a seqüência destes aminoácidos que determina a cor da luz emitida por cada espécie de vaga-lume.
Para cada molécula de ATP consumida durante a reação, um fóton de luz é emitido. Portanto, a quantidade de luz enviada pelo vaga-lume indica o número de moléculas de ATP consumidas.

Engenharia genética

Há mais de 10 anos o fenômeno da bioluminescência dos vaga-lumes vêm sendo objeto de estudo.
Técnicas de engenharia genética estão sendo usadas para fazer com que bactérias possam produzir luz.
Para isso, é necessário isolar e multiplicar os genes dos elementos presentes no organismo do vaga-lume e inserir dentro da bactéria e esta passa a emitir luz como ocorre nos vaga-lumes.

"Cupinzeiros luminosos"

No Brasil o espetáculo da bioluminescência é oferecido pelos chamados "cupinzeiros luminosos".Estes cupinzeiros luminosos são encontrados na região amazônica e no cerrado do Estado de Goiás.
É no cerrado onde a concentração de vaga-lumes é maior, fazendo com que a paisagem fique com chamativos pontos luminosos.
É observado principalmente no período de outubro a abril, em noites quentes e úmidas, como se fossem uma série de árvores de natal.
O que ocorre na verdade é que a fêmea depois de fecundada, deposita os ovos no pé dos cupinzeiros.
A noite, elas "acendem" suas luzes, atraindo a caça; insetos que em geral são cupins, mariposas e formigas.
Antigamente era possível observar no cerrado de Goiás enormes campos cobertos com esses cupinzeiros, mas com a ocupação da aréa para o plantio de soja os campos foram praticamente destruídos.
É necessária a preservação desses campos, pois a importância dos cupinzeiros luminosos não está apenas associada com sua beleza.
A espécie que habita os cupinzeiros são de fundamental importância para a pesquisa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.