02 outubro 2011

Especial beija flor




Como hoje é domingo, já demos todas as notícias que tínhamos para darmos, sobre a nossa MF, resolvi fazer um super especial sobre nossos adoráveis Beija flores.

Os beija-flores ou colibris são os menores pássaros do mundo. Ágeis e irrequietos em suas lindas e variadas cores, encantam a todos aqueles que observam as admiráveis coreografias que eles desenham no ar. Voando sem parar, em todas as direções, estão sempre à procura do néctar de que se alimentam e para obtê-lo introduzem seu bico longo e fino em cada flor que encontram.

A velocidade e a agilidade no vôo são, sem dúvida, suas características mais marcantes. Como pequeninos mísseis alados, cortam o ar em manobras inesperadas e parecem nada temer. Suas asas invisíveis, de tão rápidas, permitem grandes façanhas, até mesmo enfrentar pássaros cem vezes maiores. Por isso, são considerados campeões de vôo. Sua plumagem colorida e brilhante dá a impressão de mudar de tonalidade a cada instante, originando a grande variedade de denominações que recebem. Alguns colibris são comparados a pedras preciosas, como rubi, safira ou esmeralda; outros têm nomes de contos de fada; há ainda aqueles que lembram corpos celestes, cometas ou raio de sol.
Para atrair os beija-flores e garantir seu alimento, costuma-se colocar nos jardins bebedouros apropriados, porque facilmente esses minúsculos pássaros se aproximam dos locais floridos, sem temer a presença de estranhos: voam sobre a cabeça das pessoas e às vezes pairam no ar como se as estivessem observando. Parecem mesmo gostar de exibir sua agilidade e beleza.
O MINÚSCULO CORPO do beija-flor apresenta aspectos bastantes originais. O desenho peculiar de suas asas, aliado aos poderosos músculos que as movimentam, fazem dele um dos mais exímios voadores. Em pleno ar, o beija-flor executa verdadeiros malabarismos, impossíveis a qualquer outro pássaro.
As penas do beija-flor brilham como diamantes e, com seus movimentos rápidos, parecem mudar de cor a cada momento. Seu bico mais se assemelha a uma espada fina e comprida, e sua língua é ainda duas vezes mais longa. Cada uma dessas características faz do beija-flor um pássaro muito original.
As asas do beija-flor se movimentam em todas as direções. Isso porque seus ossos são diferentes dos que compõem as asas das outras aves. Estas têm ossos longos, enquanto que as asas do beija-flor têm ossos curtos e flexíveis.
A GRANDE VARIEDADE de beija-flores constitui uma riqueza do mundo animal. Com cerca de trezentas espécies, estes minúsculos animais formam uma das maiores famílias de pássaros do mundo.
O beija-flor tem sua origem na América do Sul, de onde se espalhou para o resto do continente. Pode ser encontrado tanto nas florestas tropicais como nos desertos, montanhas e planícies, adaptando-se a todo tipo de clima. Algumas espécies vivem nas regiões frias do norte do Alasca, enquanto outras se dão bem nas condições ambientais do extremo sul da América. Em qualquer recanto onde houver flores se abrindo, aparecem essas pequeninas criaturas para visitá-las e retirar seu mel.
E como que para competir com a imensa variedade de colorido das flores, os colibris apresentam plumagens com um largo espectro de matizes, além de todo tipo de caudas e topetes.

Na nossa mini fazenda, os beijas flores se tornaram importantes devido o Jardim Botânico, que cumulamos dentro até 600 beija flores dentro. Hoje cada beija flor, na hora de colhermos o Jardim Botânico deixa 1 xp cada, há uns tempos atrás porém, cada beija flor deixava 100 xp cada, dentro do Jardim Botânico.
Para venda um beija flor é vendido por 500 mini ouros, mas certamente é mais útil dentro do Jardim Botânico, uma vez que a cada
troca 5 beija flor pode ser trocado por 15 sementes de flor de laranja e 8 xp por semente
troca 7 beija flores po 20 sementes de rosas multicolor 10 xp por semente
troca 10 beija flores por 25 sementes de estrela exótica e com 12 xp por semente
troca 10 beija flores por 25 sementes de orquídea tigre e com 15 xp por semente
o ideal do Jardim Botânico é manter sempre muitos beija flores, e ir trocando de acordo com a necessidade de plantio.

A VIDA DO BEIJA-FLOR é muito agitada. Apesar do seu tamanho, ele costuma gastar num só dia mais energia do que qualquer outro animal de sangue quente. Grande parte do dia ele passa procurando flores para sugar seu néctar.
Mas o beija-flor também gasta seu tempo em outras atividades, como tomar banho, por exemplo. Chapinhando em alguma fonte ou corrente d'água, sempre encontra maneiras variadas e criativas de tomar seu banho diário.
Muitos independentes, os beija-flores costumam comer, banhar-se ou descansar sempre sozinhos. Juntos, passam a maior parte do tempo brigando ou perseguindo um ao outro, a não ser na época de acasalamento. Seu namoro é breve e com bonitos torneios de vôo.

AS FÊMEAS têm muito trabalho porque não contam com a ajuda dos machos. São elas que constróem os ninhos, chocam os ovos e protegem os filhotes.
Apesar de minúsculos, os ninhos são muito bonitos. E, por incrível que pareça, esse pequeno e frágil abrigo resiste ao vento, às chuvas e ao crescimento dos filhotes. Na verdade, os beija-flores são hábeis construtores --além de interessantes, seus ninhos são muito confortáveis. E para sorte das fêmeas, os filhotes crescem muito rápido. Nascem menores que uma mamangaba, mas, deixam o ninho poucas semanas depois.
Depois de construir o ninho com grama, folhas, flores, pétalas e musgo, o beija-flor fixa isso tudo com o fio viscoso da teia de aranha, deixando o abrigo bastante firme. Geralmente, os beija-flores botam apenas dois ovos. Seus ninhos não comportam mais, e a fêmea não consegue alimentar mais que dois filhotes. Ao nascer, o beija-flor não tem penas nem enxerga. A mãe alimenta os filhotes colocando em sua garganta o bico cheio de néctar. Na maioria das vezes, os filhotes abrem os olhos com 3 ou 4 dias. Então, já observam ansiosos a mãe, que chega para alimentá-los. No início, a fêmea protege seus filhotes com as asas, mantendo-os bem aquecidos. Mas como são incrivelmente resistentes, depois da primeira semana já estão prontos para se aquecer sozinhos no ninho aconchegante. Com duas semanas de idade, a maioria dos beija-flores já tem os olhos brilhantes e atentos, e o corpo coberto de penas. Às vezes, se levantam no ninho e batem as asas - exercícios importantes para desenvolver os músculos. Com 3 ou 4 semanas, o pequeno beija-flor já está pronto para deixar o ninho e começa a dominar o vôo com rapidez e facilidade. Mas ainda tem dificuldade para se alimentar sozinho: nesta fase de treinamento, coloca o bico em objetos coloridos julgando serem flores.

 O BEIJINHO DO BEIJA-FLOR!

Beija-flor saiu beijando
beija...beija...beija-flor!
Foi beijando ligeirinho
Procurando o seu amor
Beija a rosa e o miosótis
Beija aqui...beija acolá
Beija a flor da laranjeira
E a do maracujá...
Beija o cravo e a dália
O girassol amarelinho
Nele, beija bem gostoso
Um beijinho com carinho
A gardênia perfumada
Esta, não escapa não...
Ele a beija com amor
Com ardor e com paixão...
Margaridas tão branquinhas
Também ganham o seu beijinho
Retribuem com o pólen
Amarelo e gostosinho
Voa...voa...beija-flor
Verdes campos...padrarias
Vai beijar o teu amor
E cobri-lo de alegrias!!
bjinhossssss

2 comentários:

  1. Porque a MF diz que a capacidade de beija flores no jardim botânico é 600 se só deixam colocar 599?
    E outra coisa, com relação as abelhas, como pode alguns terem mais de 1000 abelhas? Tenho vizinhos com 1400 abelhas.

    ResponderExcluir
  2. *pq a mf so permite 599,e diz que cabe 600... pq?!

    Pq a vostu é meio maluka! kkkkkkkk
    e pelo que entendo do botânico, é mais para o sistema de troca de beija flores, e deve ser algum tipo de sistema, que quando atinge o máximo nós temos de trocar os beija flores por sementes... acredito que essa seja a finalidade, e penso que se colocar os 600 "talvez" travasse

    E o fato de algumas pessoas conseguirem colocar mais 1 abelha fora o limite, ¬¬ até hj não consegui desvendar o mistério, mas tive uma vizinha que sempre permanecia no topo por conta disso, ela fez um tipo de codigo # e aparecia esse mesmo # na frente do tanto de abelhas e desta forma ela sempre era a primeira do ranking, se souber me ensina!

    ResponderExcluir

Calma, estarei lendo seu comentário, para poder postá-lo.
Obrigada pela visita.